domingo, 16 de fevereiro de 2014

O que é R.P.G?


RPG - Role-playing game


Role-Playing Game (RPG), traduzindo jogo de interpretação de personagem, ou jogo de interpretação. Mas antes que começar a explicar e contar um pouco da historia do RPG, é importante destacar o que não é um RPG, as diferenças de outros jogos que foram derivaram ou antecederam, os mitos e preconceitos; “RPG não é um ritual nem um baile a fantasia!”




Em um rápido resumo, RPG é um jogo literário, o que poderia ser chamado de “literatura viva”. Imagine um livro que você esteja lendo ou já leu, uma historia que mais gosta. Esta historia foi escrita por alguém e esta sendo contada por alguém, o “Narrador” (mestre),agora imagina que ao invés de apenas assistir de braços cruzados, vendo com alegria ou insatisfação os acontecimentos, você pudesse entrar neste universo, torna-se o que quis-se ser (e que exista neste livro no exemplo), e mudar a historia como um herói ou vilão.
Isso é RPG, o mestre ou narrador é quem conta a historia, e os jogadores ou players são os personagens desta historia. Mas tudo na imaginação! Como um livro sendo narrado.  



Obviamente existem outros fatores além da narração e a interpretação dos personagens (jogadores), existem as regras, fichas, dados, livros que são opcionais dependendo do mestre (narrador).


A ficha



A ficha é um tipo de currículo do personagem que o jogador ira encarnar, ali terá suas qualidades, defeitos, habilidades, poderes se for magico, entre outros. E os jogadores ganham pontos para distribuírem na sua ficha, os pontos são iguais para todos os jogadores.
Ex: Vamos supor que o inicio da sua ficha tenha 3 atributos – Força, Agilidade e inteligência. E vamos supor que todos tenham 3 pontos para distribuir nestes atributos, se você por um em cada um, será razoavelmente bom em todos, porem não ganhara em uma queda de braço de alguém que pois todos os 3 pontos na força, ou em uma corrida de outro que pois em agilidade, e levara um xeque mate no xadrez do mais inteligente. 
            Cada universo e sistema têm uma maneira diferente de ficha, mas como é um jogo de criatividade o grupo de jogadores pode criar uma da sua maneira, fica a cargo de cada um e do que será mais divertido. 




Dados 


Imagine que você esta de frente para uma muralha, e queira subir, quando você tenta subir o mestre (narrador) responde – você não conseguiu – e então obviamente vira a pergunta “por que?”.
 O mestre pode decidir tudo no universo do jogo, mas seria injusto se não houvesse um fator externo, a sorte!
Seguindo o exemplo do muro, vamos supor que neste jogo se use um dado de 20 lados ( um D20), o mestre ira estipular uma dificuldade para você subir o muro, esta é a atitude mais democrática, e a dificuldade é de 10, ou seja, se o jogador tirar um numero igual ou acima de 10 no dado ele consegue subir o muro. Porem se este jogadorpôs lá na ficha,  entre aqueles 3 atributos – Força, agilidade e inteligência – os 3 pontos em agilidade, logo ele terá mais facilidade, então ao invés de 10 ele só precisara tirar 7 ou mais no dado de 20 (10-3=7), tornando assim mais fácil o desafio de subir o muro.
Cada estilo de jogo usa um tipo de dado diferente, dependendo da regra de cada jogo. Ao todo são 6dados comumente jogados; D20 (dado de 20 lados), D12 (dado de 12 lados), D10 (dado de 10 lados), D8 (dado de 8 lados), D6 (dado de 6 lados) e D4 (dado de 4 lados).  Cada um com mais ou menos probabilidades de acertos para determinadas situações na aventura. 



Livros 


Como o RPG é um jogo de Literatura, livros são necessários, mas podem ser dispensáveis. Os livros já existentes de RPG costumam contar uma breve historia do mundo em que aquele jogo se passa,e contribuir com regras prontas, fornecendo a ficha para ser preenchida, os dados que devem ser usados, as raças e classes.  Nem todos os jogostem escolhas de raças, por exemplo se você jogar um jogo de investigação policial em uma realidade parecida com a nossa, não vão existir elfos e orcs, e não é nada inteligente jogar com outra coisa que não seja humano no nosso mundo, mas se você quiser ser um hamster na cidade grande fica a seu cargo... 
                Existem diversos livros, e diversos universos jogáveis, alguns destessão:

Dungeons & Dragons (D&D) – da Wizards of the Coast











Vampiro a mascara – do Sistema Storytelling da White Wolf















Lobisomem o apocalipse – do mesmo sistema e editora que o anterior.













Mago a Ascensão – estes três; vampiro a mascara, Lobisomem o 
apocalipse e o Mago a Ascensão completam a saga do mundo das trevas.














Gurps – de Steve Jackson Games.










Trevas – da Daemon Editora (Sistema, editor e livros Brasileiros).















Arkanun – Daemon Editora.













A Divina Comedia – Daemon Editora



Tormenta- de Jambô Editora (Editora Brasileira)












3D&T – Também da Jambô Editora








Entre muitos outros...


Mas caso você queira criar um mundo diferente, uma historia própria, fique a vontade! RPG é isso. Mas o aconselhável é que jogue uma aventura antes para pegar a pratica antes de mestras (narrar).





Existem muitos tipos e estilos de RPG, mas todos tem em sua essência a intenção de viver uma aventura, dando a liberdade infinita de mundo e personagem que poucos livros ou jogos podem proporcionar, e se você quer jogar RPG só precisa de três coisas lapes, papel e por ultimo e mais importante! Imaginação.









           
                                                               Escrito e editado por: Lucas de Campos

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